quarta-feira, 6 de abril de 2011

O governador do Amazonas, Omar Aziz, tirou da Secretaria de Estado da Cultura (SEC) parte da responsabilidade pela política cultural do Estado e instituiu a Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), que manterá um contrato de gestão com o Governo do Amazonas.

A entidade terá a competência para promover o apoio à execução das políticas públicas para a promoção artística e cultural, formação de técnicos e artistas e geração de empregos no setor, em todo o Estado.

O Decreto que institui a AADC foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 30 deste mês, considerando a Lei 3.582, de dezembro de 2010, que autorizou o Poder Executivo a instituir o Serviço Social Autônomo para desenvolver as ações culturais, com “especial enfoque aos programas e projetos estabelecidos pela política pública de cultura, geridos e executados pela SEC”. Hoje, as ações da SEC são realizadas, em sua maioria, em convênio com a Fundação Amigos da Cultura.

Para o secretário de Estado da Cultura, Robério Braga, a criação da AADC não representa nenhum enfraquecimento no trabalho da SEC. “A agência vai melhorar o trabalho, vai dinamizar as ações culturais no Estado”, afirmou ele, ressaltando que a AADC vai funcionar como uma espécie de “Sesi, Sesc e Senai da Cultura”. “A AADC não vai concorrer com a SEC, não é um órgão divisor. Ele vai aprimorar a captação de recursos para investimento na Cultura no Amazonas”.

Robério Braga afirmou ainda que a criação da AADC encerra qualquer tipo de convênio da SEC com quaisquer outras fundações, como a Amigos da Cultura. “Isso não quer dizer que não possamos mais fazer convênios com os bumbás, com o Carnaval ou com associações folclóricas. Isso será feito, mas tudo por meio da agência”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do Artigo? Deixe aqui seu Comentário.